Eleição da CIPA tem que ter transparência

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é uma importante ferramenta de proteção da saúde e da segurança dos(as) trabalhadores(as). A Comissão, cujos integrantes escolhidos pela(s) urna(s) são blindados pela estabilidade, exatamente para poderem fazer um trabalho isento, independente e autônomo em relação às empresas, precisa estar revestida de toda a transparência possível, desde a eleição. Ela não pode ser objeto de manobras para servir aos interesses das empresas.

É uma Comissão plural, onde tanto a empresa como os(as) trabalhadores(as) têm assento. Por isso, a eleição para escolha dos integrantes da CIPA tem que ser um processo honesto, transparente e, acima de tudo, com lisura. Não foi o que o SINTTEL-RS identificou na última eleição para a CIPA na empresa Sinos. De acordo com avaliação e acompanhamento da entidade, houve no processo diversas irregularidades em desacordo a NR-05 (Norma Regulamentadora).

Para sanar estes problemas e garantir que a CIPA seja composta de forma a cumprir efetivamente a sua função, protegendo a segurança e a saúde de trabalhadores e trabalhadoras, é que o Sindicato protocolou junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), documento denunciando as irregularidades identificadas no processo eleitoral de CIPA na empresa Sinos.

A partir de agora, o órgão, que é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, tomará as iniciativas necessárias, inclusive fiscalizações, para garantir uma atuação digna desde o processo eleitoral de CIPA nas empresas.

A expectativa do Sindicato e dos(as) trabalhadores(as) é que a empresa respeite as funções da CIPA para as quais ela foi criada e que a Comissão possa atuar dentro dos parâmetros de autonomia que lhe são devidos.

Qualquer situação que não esteja de acordo com a atuação independente da CIPA,  os(as) trabalhadores(as) devem imediatamente entrar em contato com o Sindicato.

Lembre-se: sua saúde e sua vida não têm preço!

Assessoria de Comunicação

17/03/2023 16:11