A partir de maio de 2025, as empresas deverão considerar em suas políticas de saúde e segurança no trabalho (SST) a saúde mental dos trabalhadores/as. A medida está contemplada na atualização da Norma Regulamentadora nº 1 e foi necessária frente aos crescentes casos de afastamento por estresse, ansiedade e burnout.
Os riscos psicossociais incluem fatores como sobrecarga de trabalho, assédio moral, pressão por metas excessivas e falta de suporte, acarretamento um aumento nos casos de depressão e ansiedade, que em alguns casos tornam-se crônicos, prejudicando o trabalhador/a e impactando seu convívio social e familiar.
Entre os principais motivadores de doenças psicológicas entre os trabalhadores estão metas excessivas, jornadas de trabalho extenuantes, falta de suporte emocional ou profissional, assédio moral, falta de autonomia, entre outros.
Com a atualização da NR-1, as empresa precisarão identificar os riscos e tomar medidas para gerenciar as situações causadoras de adoecimento psicológico. Entre as medidas que poderão ser tomadas, considerando o cenário identificado, estão reduzir a sobrecarga de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores proporcionando ambientes de trabalho mais saudáveis.
As medidas serão fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), especialmente em setores com alta incidência de adoecimentos mentais.
Assessoria de comunicação
06/01/2025 21:20:32