No dia 22 de dezembro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) completou 69 aos. Foi fundado em 1955, pelo movimento sindical brasileiro com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores. Sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais são filiados ao DIEESE, entre elas o SINTTEL-RS, e fazem parte da direção da entidade. Atualmente, são cerca de 700 associados.
Ao longo dos mais de 60 anos de história, o DIEESE conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional como instituição que desenvolve pesquisa, assessoria e educação voltadas para os dirigentes e assessores das entidades sindicais e os trabalhadores. Graças a um trabalho que beneficia a toda a sociedade, é reconhecido como instituição de utilidade pública.
O DIEESE possui 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).
Mas esta caminhada não foi – e ainda não é fácil. Os desafios foram diversos, constantes e complexos. Mas, com o apoio de lutadores, pessoas que querem construir um mundo mais justo e garantir dignidade a todos os trabalhadores e trabalhadoras esse instrumento segue firme e forte.
Parabéns ao movimento sindical brasileiro, que criou e mantém o DIEESE, aos trabalhadores da instituição e a todos que, em diferentes momentos, apoiaram e contribuíram com esse projeto. Que ele continue aprimorando os serviços de assessoria, pesquisa e educação para apoiar a ação sindical em benefício dos trabalhadores. O SINTTEL-RS parabeniza o DIEESE e reafirma seu compromisso com esta importante ferramenta de luta da classe trabalhadora.
Viva o DIEESE!
Viva o movimento sindical!
Viva a classe trabalhadora brasileira!
Assessoria de Comunicação
24/12/2024 16:29:54