SINTTEL-RS participa de debate sobre as alterações nas NR’s

O SINTTEL-RS participou, dia 8, através do Fórum Sindical da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (FSST), do qual faz parte, de reunião que debateu as alterações que estão sendo feitas pelo governo nas Normas Regulamentadoras (NR’s).

Pela sua importância, o assunto já havia estado na pauta da última reunião da Diretoria Executiva Ampliada do Sindicato.

De acordo com o Grupo de Trabalho (GT) que trata do assunto no FSST, é necessária a construção de um documento, baseado no parecer do Instituto do Trabalho Decente (ITD) e no conhecimento sobre as NR's de cada representação de cada ramo que integra o Fórum, para denunciar a precarização das NR’s que vem sendo feita pelo governo, com o discurso da “adequação” que vem sendo defendida nas comissões tripartites (governo/empregadores/trabalhadores), onde o governo e os empresários estão juntos.

O objetivo do documento é esclarecer e identificar o retrocesso inserido nas alterações, que precarizam ainda mais as atividades dos respectivos ramos da economia. A ideia é também levar o documento ao conhecimento dos sindicatos e na sequência para ser debatido em plenária nacional da CUT.

De acordo com o GT, a intenção não é interromper o processo, mas dar continuidade ao mesmo em outro momento, quando o país não esteja sendo pautado por um momento tão difícil como o da pandemia, onde as relações de trabalho estão sendo alteradas com fortes prejuízos aos trabalhadores.

Não podemos permitir que os debates sobre as Normas Regulamentadoras, cuja função é preservar a saúde e a vida dos trabalhadores, e que são fundamentais para equilibrar as condições de segurança no trabalho, sejam pautadas por declarações como as de Bolsonaro, de que "é horrível ser patrão no Brasil" e a do ex-ministro Salles, de que é importante aproveitar a pandemia para "passar a boiada" e "mudar regras".

Assessoria de Comunicação

08/07/2021 18:17:32