Atos com trabalhadores/as na Serede marcaram a semana

As mobilizações com os trabalhadores na Serede na defesa de seus direitos, salários e empregos, marcaram a semana, que culminou com um grande ato dia 1º de abril, quando foram feitas paralisações de até duas horas em mais de 20 cidades do RS.

A semana iniciou com a distribuição de material, informando aos trabalhadores sobre o processo de compra da Oi pela V-TAL e os impactos deste movimento para os trabalhadores, especialmente em função dos contratos com as terceirizadas, principalmente a Serede.

O objetivo do Sindicato é esclarecer os trabalhadores e não deixar que caiam no “canto da Sereia” dos gestores, que vêm repassando mentiras, como de que não há qualquer ameaça para os trabalhadores da terceirizada, com o claro intuito de desmobilizar a categoria.

Na verdade, há sim grandes e fortes ameaças, que vão desde o congelamento ou rebaixamento de salários, até demissões e, pior, sem pagamento das verbas rescisórias.

Durante a semana, os dirigentes do SINTTEL-RS estiveram nas bases da Serede no Estado, conversando com a categoria e entregando informativos esclarecendo sobre a situação e na sexta-feira, dia 1º de abril, foram realizadas paralisações nas bases da empresa, como forma de registrar, no dia da mentira, que os trabalhadores não são bobos e estarão organizados para resistir a quaisquer ataques a seus direitos e empregos.

Para a diretoria do SINTTEL-RS, as três greves feitas contra a RM de mais de 20 dias, foram construídas com 300 valentes companheiros do interior e outros tantos da Capital. A estes, seguiram mais 2, 3 mil trabalhadores, acabando com os pelegos e construindo uma das maiores greves da categoria. “Hoje, 1º de abril, os “guerreiros espartanos” começaram a se apresentar para a luta”, comemoraram os dirigentes, se referindo a adesão ao ato da sexta-feira e parabenizando a todos que atenderam ao chamado do Sindicato.

“Aqui não tem bobo. Aqui, a V-TAL e os banqueiros do BTG (Banco que controla a maior parte da Fibra óptica da OI, fundado em 1983 pelo atual Ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes), tiveram a recepção que mereciam. Suas mentiras foram desmascaradas”, pontuaram os dirigentes.

As mobilizações devem continuar até que haja garantias para os trabalhadores e trabalhadoras da Serede, tais como:

1) QUE A SEREDE RETOME AS NEGOCIAÇÕES DA RENOVAÇÃO DO SEU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO COM O SINTTEL-RS E FAÇA UMA PROPOSTA JUSTA DE RENOVAÇÃO AGORA EM ABRIL - pois a negociação foi suspensa pela SEREDE, que diz correr o risco de perder o contrato;

2) QUE A SEREDE SE COMPROMETA A PAGAR OS VALORES DAS RESCISÕES À VISTA PARA OS/AS TRABALHADORES/AS QUE FOREM DEMITIDOS – perder o emprego já é ruim, mas perder o emprego e ainda não receber as verbas corretamente, mas sim parceladas em até 36 meses, é inaceitável;

3) QUE A V-TAL INFORME O QUE VAI SER LICITADO DO CONTRATO DA SEREDE – todo dia é uma informação diferente e chefões da OI, V-TAL e SEREDE, cada um diz uma coisa diferente. Ou eles não sabem o que querem, ou estão aí só para nos enrolar;

4) QUE A V-TAL INFORME AO SINDICATO AS GARANTIAS QUE A NOVA EMPRESA TERCEIRIZADA QUE GANHAR A LICITAÇÃO DARÁ QUANTO AOS EMPREGOS E AS CONDIÇÕES DO ATUAL ACORDO COLETIVO DA SEREDE (salários, empregos, tíquetes, locação, PPR, modelo de produção e plano de saúde da Unimed).

Venha para a luta, venha para o Sindicato. Juntos, somos mais fortes!

Assessoria de Comunicação

04/04/2022 15:53:03