SINTTEL-RS PRESENTE NA MARCHA PELA REDUÇÃO DA JORNADA E FIM DA ESCALA 6X1

Dirigentes do SINTTEL-RS participaram, dia 30/06, da Marcha da Classe Trabalhadora, em Porto Alegre. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias participaram da atividade convocada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, CUT, Fórum das Centrais Sindicais e pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT). A mobilização partiu da Rodoviária da Capital e percorreu diversas ruas do centro da cidade até o Palácio Piratini, onde se somou ao ato dos servidores públicos estaduais.

A manifestação reuniu representantes de sindicatos dos setores público e privado em torno de pautas comuns, como o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial, a valorização dos serviços públicos e a defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Durante a marcha, o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, ressaltou a importância da unidade entre trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público diante dos desafios enfrentados pela classe trabalhadora e dos ataques aos serviços públicos.

Segundo ele, escolas, hospitais, serviços de segurança e diversas políticas públicas essenciais para a população dependem da valorização do serviço público e de seus trabalhadores. Ao mesmo tempo, alertou para o avanço das privatizações e da lógica de mercado sobre áreas fundamentais para a sociedade.

Ao chegar ao Palácio Piratini, os participantes da marcha encontraram os servidores públicos estaduais que realizavam mobilização contra a política de privatizações e em defesa dos serviços públicos. A convergência dos dois atos reforçou a compreensão de que a luta por melhores condições de trabalho está diretamente ligada à defesa do patrimônio público e dos direitos sociais.

DEBATE GANHA CORPO NA SOCIEDADE

O fim da escala 6×1 vem ganhando cada vez mais apoio da população e de diferentes segmentos sociais. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada neste ano apontou que 71% dos brasileiros apoiam o fim da escala 6×1, enquanto apenas 27% são contrários à mudança. O levantamento demonstra o crescimento do apoio popular à pauta, impulsionada pela mobilização de trabalhadores e movimentos sociais.

Outro estudo, realizado pela Genial/Quaest, mostrou que 68% da população é favorável à redução da jornada de trabalho, reforçando que a reivindicação já extrapolou o movimento sindical e passou a contar com amplo respaldo da sociedade.

PRESSÃO AGORA É NO SENADO

Os participantes da marcha também cobraram do Senado Federal o avanço das propostas que tratam da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6×1. Para as entidades organizadoras, a pauta representa uma demanda urgente da classe trabalhadora brasileira e uma oportunidade de modernizar as relações de trabalho no país.

CLIQUE AQUI E PRESSIONE OS SENADORES

Ao final do ato, a avaliação das centrais sindicais foi de que a mobilização demonstrou a força da unidade entre trabalhadores do setor público e privado e reforçou a disposição da classe trabalhadora de seguir pressionando por mais direitos, melhores condições de vida e valorização do trabalho.

O SINTTEL-RS está desde o início nesta luta e permanecerá junto até que os trabalhadores conquistes esta importante reivindicação, que representa mais qualidade de vida para toda a classe trabalhadora.

Assessoria de Comunicação

C/Informações da CUT-RS

02/07/2026 14:38:53

Compartilhe na redes:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram