SINTTEL-RS participa de reunião da Câmara Setorial do Trabalho Terceirizado

O dirigente do SINTTEL-RS, Cristiano Correa, participou, representando a entidade, da reunião ocorrida no dia 13 de março, que tratou das ações referentes às propostas Legislativas da Câmara Setorial do Trabalho Terceirizado. O encontro ocorreu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), órgão do Ministério do Trabalho e contou com a presença do Superintendente, Claudir Nespolo.
Na sua fala, o dirigente do Sindicato reiterou ser extremamente necessária a regulação das atividades de MEI, pois está cada vez mais claro e frequente o desvio de finalidade deste modelo de contratação que, ao invés de sua utilização como fora instituído, objetivando acabar com a informalidade, está sendo cada vez mais utilizado em atividades fim e/ou preponderantes e periculosas como no setor de telecomunicações e eletricitários, por exemplo. “Para nós, esse entendimento deveria ser vetado, pois expõe o trabalhador a riscos, tendo suprimido no seu contrato, valores necessários para sua segurança no desempenho de suas atividades”, pontuou ele. De acordo com Cristiano, foram relatados também abusos na situação do Polo Petroquímico de Triunfo, onde dois terços da mão de obra é terceirizada.
Ao final do encontro, e depois de ouvir os relatos, o Superintendente sugeriu que nas próximas reuniões sejam convidadas a Secretaria de Governança, TCU e FAMURS, bem como representantes da Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Terceirizados do Rio Grande do Sul na ALERGS.
Outro ponto destacado foram as Cartilhas elaboradas em 2023, que deverão ser aprofundadas e atualizadas.
A próxima reunião será com os segmentos laboral e patronal, a fim de chegar a um ponto de convergência entre as partes.
Assessoria de Comunicação
18/03/2025 22:54:52

Compartilhe na redes:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram