Fitratelp cobra solução para questão da posteação e denuncia omissão dos órgãos reguladores

A Federação dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (FITRATELP) publicou nota onde denuncia a indignação dos trabalhadores e trabalhadoras em telecomunicações e internet e cobra dos órgãos responsáveis, agilidade e rapidez na solução para o problema da regulação do uso mútuo da posteação de distribuição de energia elétrica em baixa e alta tensão.

Para a entidade, a demora na solução para este problema tem colocado trabalhadores e trabalhadoras em constante risco e sido responsável por acidentes graves, inclusive com morte de trabalhadores.

Além disso, alerta na nota que “essa demora também possibilita a continuidade das transgressões de empresas que atuam de forma irregular, clandestina e sem os registros técnicos exigidos para as Operadoras de Telecomunicações. Os acidentes se repetem sem que os entes responsáveis pelos registros e licenças tomem qualquer providência para inibir ou punir as irregularidades. A omissão estimula o surgimento de novos provedores ilegais que, sem fiscalização ou exigência de registro, sentem-se estimulados a desobedecer a regras básica de segurança e a evitar a negociação coletiva que, minimamente, proteja os trabalhadores”.

Ao final, reitera que regulamentar a operação das redes externas é uma necessidade para preservar vidas, seja dos trabalhadores ou dos transeuntes e lamenta a falta de sensibilidade da ANEEL e outros órgãos reguladores pela sua omissão e inoperância. “A vida não pode esperar!”, conclui a nota.

Confira a nota na íntegra.

09/08/2024 16:22:18

Compartilhe na redes:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram