Os dirigentes do SINTTEL-RS Cléber e Diogo estiveram, dia 23/01, na agência do SINE (Sistema Nacional de Emprego), em Porto Alegre, a fim de esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao erro no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e demais documentos, especialmente relacionados aos casos de trabalhadores na Serede.
De acordo com as informações obtidas no local, o trabalhador que identificar erros no CNIS deve, comparecer a uma unidade do SINE oficial ou municipal (conveniado com a prefeitura) para solicitar e cobrar a abertura do requerimento de correção do erro.
Ainda segundo as orientações recebidas, o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) já repassou diretrizes internas sobre o caso da Serede. No entanto, como a maioria das unidades do SINE funciona por meio de convênio com as prefeituras, que cedem os funcionários para atuação nas agências, essas unidades nem sempre recebem as atualizações no mesmo ritmo do SINE oficial. Ainda assim, existe uma central de apoio que pode e deve ser acionada por todas as unidades, sejam elas oficiais ou conveniadas, para esclarecimento de dúvidas.
Dessa forma, a orientação geral é que, ao identificar erro no CNIS, o trabalhador procure o SINE mais próximo e solicite/cobre a abertura do requerimento para correção do problema.
Uma oura informação importante por parte do SINE é de que não adianta o trabalhador/a buscar a empresa. O caminho mais fácil e garantido, asseguraram, é abrir o requerimento.
O QUE ACONTECE SE HOUVER ERROS NO CNIS – Erros no CNIS (extrato previdenciário) podem atrasar ou reduzir o valor de aposentadorias e benefícios, sendo crucial revisá-los via Meu INSS. Falhas comuns incluem falta de vínculos, salários incorretos ou datas de demissão ausentes.
O QUE É O CNIS – É o Cadastro Nacional de Informações Sociais, um banco de dados oficial do governo brasileiro que reúne todo o histórico trabalhista e previdenciário do trabalhador, incluindo vínculos de emprego, remunerações e contribuições ao INSS. Ele funciona como o espelho da vida profissional, sendo fundamental para o cálculo e concessão de aposentadorias e benefícios.
Qualquer dúvida, entre em contato com o Sindicato.
Assessoria de Comunicação
28/01/2026 12:18:35