20 de Novembro: Consciência Negra é Luta, Memória e Resistência

O dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A escolha dessa data homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil. É um momento para celebrar a ancestralidade, a resistência e o legado do povo negro em nosso país.

A Lei nº 14.759/2023, sancionada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, representou um marco histórico no combate à desigualdade racial no Brasil, além de reforçar que a população negra ainda enfrenta muitos desafios para garantir oportunidades e direitos iguais.

É vergonhoso lembrar que o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, em 1888. A realidade da população negra ainda reflete os 388 anos de escravização, e por isso é tão importante marcar esta data como um momento de promover e fortalecer a luta pela igualdade racial.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui a maior população negra das Américas, com 51% de seus habitantes autodeclarados negros ou pardos. Ainda assim, a presença de pessoas negras nos espaços de decisão da Nação permanece muito pequena, como demonstram estatísticas e dados oficiais.

Esta data deve servir como reflexão sobre o nosso papel, enquanto trabalhadores e pesquisadores em telecomunicações, na construção e implementação de uma cultura que promova a igualdade racial. Além disso, a atitude de cada pessoa é essencial para fortalecer nossa luta coletiva por igualdade em todo o Brasil.

VIVA O POVO NEGRO!

Compartilhe na redes:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram