O próximo dia 2 de junho marcará um ano da iniciativa do SINTTEL-RS e Instituto AVANÇAR para ajudar os trabalhadores/as telefônicos atingidos pela tragédia climática do RS de maio de 2024. No dia 2 de junho do ano passado, as duas entidades lançaram, formalmente, o QG Conectados com a Solidariedade, que atuou até setembro, cadastrando os trabalhadores/as atingidos pelas enchentes, e distribuindo alimentos, colchões, cobertores, roupas, leite, produtos de limpeza e outros mantimento necessários para atender as urgências do momento. O QG também foi um ponto de referência para que a categoria pudesse ter acesso a computadores, a fim de se cadastrar nos programas dos governos municipal, estadual e federal em busca dos auxílios e pedir novos documentos.
Os dirigentes do Sindicato e voluntários do Instituto Avançar trabalharam arduamente, primeiro para deixar o local em condições, já que ele também havia sido atingido pelas enchentes e, na sequência, poder atender a categoria. Foram quatro meses de trabalho árduo, sem horário para começar ou terminar e buscando onde fosse possível – em parcerias com diversas entidades coirmãs, como a AACRT, com o Senai e com instituições e representações governamentais – doações para fornecer às famílias de telefônicos.
A iniciativa, que teve como objetivo atender às primeiras necessidades dos trabalhadores/es telefônicos que foram atingidos pelas enchentes de maio, total ou parcialmente, seguramente fizeram a diferença e mostraram que sindicato não é só para lutar por salários. É para estar ao lado do trabalhador e da trabalhadora sempre que eles precisarem. Isso é ser um sindicato cidadão.
Sindicalize-se, juntos somos mais fortes para enfrentar as dificuldades!
Assessoria de Comunicação
30/05/2025 17:33:33