SINTTEL-RS está à disposição para informar e esclarecer sobre descontos dos aposentados/pensionistas

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem confirmar diretamente no aplicativo (app) Meu INSS se o desconto de mensalidades de associações identificado em seu benefício foi autorizado pelo próprio segurado ou não.
Também é possível fazer pela Central de Teleatendimento 135 o mesmo procedimento de confirmação ou não da autorização e o pedido de devolução do dinheiro. O serviço telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h e já está disponível. O INSS enviou, dia12/05, notificações aos aposentados/pensionistas que tiveram descontos indevidos nos seus contracheques. Quando não teve desconto, recebeu a mensagem “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”
PASSO A PASSO NO APP – VER OS DESCONTOS E PEDIR RESSARCIMENTO

  1. Baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um smartphones ou tablets.
  2. Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal – o Gov.br.
  3. Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o internauta poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.
  4. Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, o internauta verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.
    A partir daí, as entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista. Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.
    Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.
    ALERTA DE GOLPES
    Mas fique ligado nos golpes que já estão circulando. O INSS informa que não está fazendo ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas. É importante também nunca clicar em links suspeitos e não fornecer dados pessoais se receber alguma ligação dizendo ser do INSS ou sobre os descontos. Os canais oficiais do INSS são a Central do telefone 135 e o aplicativo Meu INSS.
    O SINTTEL-RS informa que está à disposição dos aposentados e pensionistas, em todas as suas sedes, para qualquer ajuda e esclarecimento sobre descontos.
    Assessoria de Comunicação
    C/Informações da Agência Brasil
    16/05/2025 17:57:30

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