Saiu na imprensa: OI celular fatiada pela VIVO e a TIM

A Telefonica (dona da marca Vivo) e a TIM planejam colocar na mesa uma proposta de compra das redes móveis da Oi daqui dois a três meses, aproximadamente. As companhias têm trabalhado durante a quarentena nas diligências para análise dos ativos.

As redes móveis da operadora valem em torno de R$ 15 bilhões, segundo cálculos de analistas de mercado. Em uma potencial transação, as redes serão apartadas dentro de “unidades produtivas isoladas” (UPI) para que fiquem separadas dos demais ativos e dívidas da Oi, que segue em recuperação judicial.
Mesmo que as concorrentes façam uma proposta logo, a Oi só poderá fechar negócio depois de levar o assunto para uma assembleia geral de credores, o que está previsto para o segundo semestre. Isso porque a venda da parte móvel altera a estrutura da Oi e os termos do plano de recuperação aprovado pelos credores no fim de 2018.
A divisão da rede móvel da Oi entre a TIM e a Telefônica não vai ser feita em fatias iguais. Para a transação ficar de pé, cerca de 60% a 70% dos ativos da Oi vão ficar com a TIM, de acordo com entendimento prévio entre as empresas. A divisão desigual será necessária para evitar que a Telefonica, líder de mercado, fique ainda mais distante das concorrentes e acabe sendo impedida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de efetivar a compra.

C/Informações da Folha de SP.

14/05/2020 15:37:03