Novo saque do FGTS é mais uma vez passar a mão no dinheiro dos trabalhadores

A MP 946, que libera novo saque do FGTS, mais uma vez ignora que esse dinheiro é usado quando o trabalhador mais precisa, que é quando é demitido ou para comprar sua casa própria

Não se deixe enganar: a Medida Provisória 946, de 07/04/2020, que autoriza o saque das contas do FGTS até R$ 1.045,00 e extingue o Fundo PIS/PASEP, não passa de uma estratégia do governo de fazer “caridade” com um recurso que já é do trabalhador. O FGTS é um dinheiro para o trabalhador se manter por algum tempo em caso de demissão, quando ficarem doentes, se aposentarem ou para comprar a sua casa própria. Utilizar este dinheiro se aproveitando de uma pandemia, não passa de uma forma de mais uma vez o governo se eximir da responsabilidade que tem de proteger os trabalhadores num momento de crise - como estão fazendo muitos países -  e financiar o combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavirus (Covid-19).

Trilhões para os bancos e miséria para os trabalhadores

O que o governo Bolsonaro está fazendo é utilizando recursos do próprio trabalhador para combater a crise, já que está apenas antecipando os pagamentos de recursos do FGTS. Além disso, está descapitalizando o FGTS, que tem um papel fundamental para o financiamento da habitação e saneamento no Brasil. A utilização desses recursos nesse momento pode comprometer a capacidade do FGTS de contribuir para a economia, gerando empregos e renda por meio de investimentos em obras públicas de saneamento e construção civil.

Medidas cruéis

Ao invés de preservar empregos e salários, o governo promove uma brutal flexibilização dos direitos trabalhistas, permitindo redução de jornada por livre decisão dos patrões, redução de salários, suspensão de contratos, suspensão das multas por demissões, dentre tantas outras medidas cruéis.

O que o país precisa para atravessar essa crise é que o governo coloque dinheiro novo na economia, para que a sociedade e em especial os mais vulneráveis possam ter o tratamento adequado e os recursos necessários para atravessar esse momento tão difícil que estamos vivendo.

Ao invés disso, liberou R$ 1,2 trilhão com recursos do Tesouro para os bancos. Esses recursos deveriam ser utilizados para financiar pequenos e médias empresas e não para engordar os lucros dos bancos.

Não é verdade que não existem recursos. Eles existem, são muitos, mas a opção do governo é poupar banqueiros e grandes empresários às custas do povo sofrido que luta pela vida enfrentando o vírus e para não morrer de fome.

A CUT já se manifestou contra essa medida, que saqueia recursos dos trabalhadores em vez do governo cumprir com sua obrigação de buscar recursos para enfrentar esta crise.

Assessoria de Comunicação

C/Informações da CUT

10/04/2020 15:27:49