As faces invisíveis da política de Bolsonaro para os combustíveis

Nem sempre as consequências da política desastrosa do governo Bolsonaro para os combustíveis ficam tão explícitas. O efeito visível está no bolso, quando se abastece o carro, ou se compra um botijão de gás, ou, ainda, no preço dos alimentos em função da elevação dos fretes com os

sucessivos reajustes do óleo diesel ou, ainda, o aumento no preço do transporte público.

As consequências são bem mais perversas, como foi o caso de uma jovem de 26 anos, que sem dinheiro para comprar gás de cozinha, não teve alternativa a não ser cozinhar com álcool, acabou sofrendo um acidente e morrendo.

A jovem, moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo foi gravemente ferida enquanto cozinhava com álcool combustível. De acordo com a família, Angélica utilizou do produto devido à falta de condições para comprar gás de cozinha. “Ela não tinha dinheiro para comprar o gás, com o aumento do preço ainda, a única maneira que ela conseguiu foi cozinhar com álcool”. Ela chegou a ser socorrida, mas devido as graves queimaduras, não resistiu e morreu alguns dias depois.

E este caso não foi o primeiro caso. Acidentes com álcool, que tem sido alternativa para quem já não tem condições de comprar o botijão de gás com os sucessivos aumentos do governo, levando o botijão a passar dos 180 reais em alguns estados, estão cada vez mais comuns.

Em fevereiro, uma jovem de 19 anos, ficou em estado grave após uma explosão enquanto tentava acender o fogo com álcool para cozinhar. O acidente aconteceu na Vila São Cosme, em Campina Grande do Sul (PR). Ela estava grávida e teve 10% do corpo queimado.

Já no último dia 7, um idoso de 61 anos da região do Vale do Itajaí (SC), também sofreu acidente na cozinha. A vítima teve 46% do corpo queimado, atingindo rosto, cabeça, braço direito, tórax, abdômen, pernas e região genital, além de possíveis lesões nas vias respiratórias.

Estes são apenas alguns dos casos conhecidos, mas muitos outros se sucedem. Por isso, é importante ver além e perceber que o impacto de uma política desastrosa do governo para qualquer área, pode ir muito além do que enxergamos ou sentimos no bolso. Pode custas vidas.

Assessoria de Comunicação

12/04/2022 10:48:25