SINTTEL-RS presente no Fórum Sindical da Saúde do/a Trabalhador/a

O Diretor de Saúde do SINTTEL-RS, Juan Sanchez, participou, nos dias 11 e 18 de janeiro, de reuniões do Fórum Sindical da Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (FSST), integrado por Auditores Fiscais do Trabalho, Médicos, Trabalhadores na Saúde, Sindicalistas e outros profissionais e entidades de diversos estados do Brasil, como RS, RJ, SP, PE, BA, ES, DF, MG, GO, entre outros.

Nos encontros, dentro os temas debatidos, foi tratado sobre o documento que o Fórum levará para a CUT nos estados e à CUT Nacional, alertando para o desmonte e precarização das Normas Regulamentadoras (NRs).

Importante frisar que estas Normas Regulamentadoras são fundamentais para preservação da saúde, da segurança e da vida dos/as trabalhadores/as e não podem depender do interesse ideológico do governo de plantão. Elas são instrumentos de proteção dos trabalhadores, num país que já é recordista mundial em acidentes de trabalho e que seguramente terá esta situação piorada se as normas continuarem a ser destruídas, como tem feito o governo Bolsonaro, em nome de favorecer os empresários.

Desde o dia 03/01/2022 as ditas "adequações" de muitas delas já estão em vigor, algumas com alterações absurdas, como a que retira do trabalhador o direito de se negar a operar em atividades sob risco.

Na avaliação do dirigente sindical, toda esta avalanche de retirada de direitos é oriunda da política nefasta do atual governo. “Por isso, o engajamento de todas e de todos se faz necessário para tentar frear tais atitudes que só beneficiam ao patronato em detrimento da Classe Trabalhadora”, pontuou ele.

O SINTTEL-RS tem sistematicamente acompanhado os diversos fóruns que debatem não só sobre as NRs, mas também outras questões que dizem respeito diretamente à saúde e segurança dos/as trabalhadores/as.

Um novo encontro do FSST está agendado para o dia 8 de fevereiro, quando será finalizado o documento e operacionalizada a entrega em nível nacional.

Assessoria de Comunicação

14/01/2022 17:44:27