CUT-RS promove oficina sobre futuro do trabalho no Fórum Social Mundial nesta segunda

A CUT-RS promove nesta segunda-feira (25), das 17h às 18h30, a oficina “O futuro do trabalho”, no Fórum Social Mundial (FSM), que pela primeira vez em 20 anos de existência, desde o surgimento em Porto Alegre em 2001, será realizado de forma virtual, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O FSM começa neste sábado (23) e vai até 31 de janeiro.

Haverá transmissão simultânea pelo Facebook nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil  

O tema da oficina integra o eixo “Justiça econômica” e será abordado por três representantes dos trabalhadores, que atuam no movimento sindical, na economia solidária e nos aplicativos, com a mediação do secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Trata-se de um debate mais do que oportuno e necessário porque o mundo do trabalho mudou profundamente nos últimos anos, com o uso de tecnologia de ponta e as novas formas de comunicação, além das reformas Trabalhista e da Previdência, a partir do golpe de 2016, que tiraram direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora”, aponta Nespolo.

Para o dirigente da CUT-RS, “nós precisamos compreender tudo isso para enfrentar os novos desafios e as novas exigências, reorganizar a nossa luta para representar também os trabalhadores sem direitos e apoiar outras formas de geração de trabalho e renda, que garantem pão na mesa e dignidade para milhares de famílias brasileiras”.

Os participantes da oficina

Rafael Marques é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID) do Macrossetor da Indústria da CUT.

Nelsa Nespolo é presidenta da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol-RS), da Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens) e da Cooperativa Central Justa Trama, de Porto Alegre.

Carina Trindade é motorista e secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativos do Rio Grande do Sul.

Fonte: CUT-RS

24/01/2021 21:35:02