27 de julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

A data busca alertar trabalhadores, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Quarto lugar no ranking mundial, o Brasil é hoje o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.

E em tempos de pandemia, este cuidado tem que ser ainda maior. É importante exigir dos empregadores medidas de proteção, cumprimento dos protocolos determinados pelos órgãos de saúde e responsabilidade. A Covid-19 mata e, em grande parte dos casos, a contaminação é no ambiente de trabalho. Inclusive, se você adquiriu o coronavírus e teve que se afastar do trabalho, é fundamental preencher a CAT.

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. As doenças ocupacionais também podem ser enquadradas nessa categoria.

Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.

Assessoria de Comunicação

27/07/2020 12:31:13