SINTTEL-RS reafirma repúdio a atos golpistas e antidemocráticos e em defesa da democracia

O Brasil assistiu estarrecido no domingo, dia 6 de janeiro de 2023, aos atos golpistas, antidemocráticos e de vandalismo, protagonizados por fascistas, inconformados com o resultado da eleição. A situação demonstrou, de forma clara e brutal, um total desrespeito à democracia, às instituições e à vontade da maioria do povo brasileiro.

As ações do domingo são resultado de quatro anos de desmandos, de pregação da violência e da cultura do vale tudo para manter privilégios de uns poucos, em detrimento de uma vida digna para milhões.

O SINTTEL-RS nunca se omitiu em denunciar e alertar quanto ao fascismo instalado e que crescia no país. Os atos do domingo são resultado deste modelo de governo, que não respeitava a democracia e nem a vida. Por isso, o Sindicato reafirma seu total repúdio aos atos terroristas destes grupos, que de forma covarde e inaceitável, depredaram espaços como o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, em Brasília e ameaçaram as refinarias. 

Desde a vitória legítima do governo Lula, grupos que não aceitaram o resultado da eleição, estavam acampados em frente aos quartéis, pedindo um golpe militar, pregando a violência contra as instituições e desrespeitando a democracia.

O Sindicato espera que os terroristas sejam identificados e punidos exemplarmente. Mas espera, também, que os patrocinadores destes grupos e eventuais políticos que estejam apoiando, de alguma forma estes atos, também sejam responsabilizados, como o próprio governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior (MDB), cujo secretário de Segurança, Anderson Torres, foi ministro da Justiça do governo anterior.

Não ao golpe!

Em defesa da democracia!

SINTTEL-RS