SINTTEL-RS participa de reunião ampliada da direção da CUT-RS

Dirigentes do SINTTEL-RS participaram, dia 8 de novembro, da primeira reunião presencial e ampliada da direção estadual, realizada após as eleições de 2022. Cerca de 50 dirigentes sindicais participaram do encontro, realizado na sede do Sindipolo, em Porto Alegre.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, abriu o encontro, salientando a importância do projeto “O Brasil de volta para os trabalhadores e as trabalhadoras”, lançado pela entidade em 15 de fevereiro. “Nós transformamos o eixo das eleições em processo estratégico no período. Construímos uma campanha do antes, durante e depois das eleições, a fim de levar o debate para a sociedade sobre o que estava em disputa para os trabalhadores e as trabalhadoras. Isso nos serviu para constituir uma base sindical orgânica”, afirmou.

Em sua participação de forma virtual, o ex-ministro Gilberto Carvalho avaliou o resultado eleitoral, frisando que o governo Lula terá um grande desafio pela frente. “O Brasil que sai das urnas é um país diferente. Dividido. Com um movimento de direita que combina elementos do neofascismo, do fundamentalismo religioso e da picaretagem”, apontou.

Por isso, disse ele, “precisamos ter clareza de que o governo Lula será um governo de composição e de transição para consolidar a vitória sobre o neofascismo e, ao mesmo tempo, mudar a realidade brasileira. Derrotamos o Bolsonaro nas urnas, mas não derrotamos o bolsonarismo”, enfatizou.

O ex-ministro destacou também o papel importante do movimento sindical. “Nós, militantes sociais, temos uma tarefa muito mais ampla. Nossa luta tem que ser econômica. Os sindicatos precisam ser críticos e ter autonomia. Mas, também, devem trabalhar fortemente e encarar o combate ao fascismo como um projeto sindical”, finalizou ele.

Panfletagem não para

Durante o encontro, foi lançado um novo panfleto da CUT-RS. O material aponta que “os poderosos tentaram de tudo para ganhar as eleições. Patrões bolsonaristas pressionaram os trabalhadores para impedir o voto livre e secreto. Setores religiosos coagiram fiéis. Agora esses mesmos promovem manifestações antidemocráticas e golpistas”.

O panfleto lista as principais demandas da classe trabalhadora, como o aumento real do salário mínimo; isenção do imposto de renda para salários até R$ 5.000; manutenção do auxílio de R$ 600; geração de emprego decente; revogação das reformas trabalhista e da Previdência; direitos básicos para os trabalhadores de aplicativo; acabar com a fome e a miséria com políticas públicas; e valorização da agricultura familiar. 

Agenda de mobilização

A CUT-RS apontou a necessidade de manter a presença dos sindicatos e federações nas ruas e nas redes e participar das mobilizações no próximo 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Em Porto Alegre haverá a Marcha Independente Zumbi e Dandara, com concentração, às 16h, no Largo Zumbi dos Palmares, entre outras.

Assessoria de Comunicação

C/Informações da CUT-RS

Foto: Carolina Lima / CUT-RS

09/11/2022 12:09:16