Campanha pela revogação da reforma trabalhista lançada no RS

Na quarta-feira (22), a Frente Nacional pela Revogação da Reforma Trabalhista fez o lançamento da campanha “Revoga Já!” no RS. O SINTTEL-RS acompanhou a atividade.

Como o próprio nome já diz, o objetivo da campanha é construir um movimento nacional e plural pela revogação da reforma trabalhista, aprovada no governo ilegítimo de Michel Temer (MDB) e tornada ainda mais perversa pelo atual governo.

O ato de lançamento teve a representações de diversas centrais sindicais, sindicatos de diferentes categorias e dos movimentos sociais. Já a Frente é formada por entidades sindicais, instituições públicas de pesquisa e grupos de advocacia trabalhista de todo o país.

A ideia foi fortalecida pelos exemplos de outros países, como Espanha, onde há um processo de revisão das reformas trabalhistas de cunho liberal aplicadas.

Nenhum trabalhador sem direitos

Durante o período pré-reforma trabalhista, o discurso do governo era de geração de 6 milhões de empregos, o que não se cumpriu. Ao contrário, hoje são mais de 14 milhões de desempregados, outros tantos em empregos completamente precarizados e ainda alguns milhões no desalento (os que desistiram de procurar emprego). Os que estão trabalhando com carteira assinada têm hoje menos direitos, menos renda e sem grandes expectativas.

Impactos negativos

Para os participantes do encontro, a reforma trabalhista causou impactos negativos sob diversas perspectivas: jurídica, econômica, política e sindical. Há necessidade de apontar formas de reverter o quadro de degradação social que se formou com a aprovação da reforma. 

No encontro foram tratados temas como a revogação dos marcos regressivos da reforma trabalhista; os impactos da reforma trabalhista nas relações de trabalho e na Justiça do Trabalho; entre outros, e contou, entre os palestrantes, com entidades como Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (AGETRA), Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV).

Assessoria de Comunicação

24/06/2022 15:53:39