SINTTEL-RS participa de audiência pública sobre as vítimas da Covid-19

O SINTTEL-RS, através de sua Secretaria de Saúde, e engajada no trabalho do Conselho Estadual de Saúde (CES), do qual faz parte, participará, no próximo dia 30 de maio, em Porto Alegre, no Salão Adão Pretto da Assembleia Legislativa, da audiência pública organizada pela Frente Parlamentar que irá debater a situação e as sequelas das pessoas vítimas da Covid-19. A audiência também poderá ser acompanhada de forma virtual pelo link https://bit.ly/3sPVw3a.

As audiências terão como tema “Atenção integral do Estado às Vítimas da Covid-19” e ocorrerão, também em mais seis macrorregiões do RS, se estendendo até o dia 25 de julho.

A Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19 foi instalada em 27 de abril deste ano, com objetivo de promover a construção de políticas públicas voltadas aos sobreviventes da pandemia, e, através das audiências públicas, promover um amplo debate envolvendo os poderes e a sociedade civil sobre a situação das vítimas. O deputado Pepe Vargas (PT) preside a frente, composta, também, por parlamentares de outros partidos.

Importante destacar que as consequências da Covid-19 não se restringem apenas à saúde, embora esse seja o aspecto mais grave e urgente. Mas diz respeito também as áreas econômica e social, especialmente para as famílias que perderam a pessoa responsável pela fonte de renda para a doença. Muitas pessoas que contraíram o coronavírus, não estão totalmente aptas a uma vida normal e dependem fundamentalmente do poder público para a continuidade dos tratamentos, que são vários. Há ainda que lembrar os órfãos da Covid-19, que são inúmeros e que também necessitam de políticas públicas para sua subsistência.

Vale ainda lembrar que a pandemia não acabou e mesmo pessoas que foram vacinadas podem ser contaminadas. Portanto, ainda há risco e a exigência de cuidados.

Essa luta, assim como a defesa do SUS, com caráter universal e decisivo para salvar muitas vidas, é de todos e todas.

Confira as datas nas respectivas regiões:

Sem título 1

Assessoria de Comunicação

23/05/2022 12:50:58