SINTTEL-RS reúne com ALGAR para falar da situação dos trabalhadores

Os dirigentes do SINTTEL-RS, Juan Sanchez, Carla Vega, Cristiano Corrêa, e a Assessoria Jurídica, Dra. Ana Rita Nakada, além do representante do SINTTEL-DF e coordenador da CNN-FITRATELP, Antônio Martins Neto, estiveram reunidos, dia 16 último, com representantes da ALGAR, para tratar da “incorporação” dos trabalhadores da VOGEL pela ALGAR. O encontro ocorreu a partir de pedido do Sindicato.

Inicialmente, o dirigente do SINTTEL-RS explicitou que há dúvidas para serem esclarecidas pela ALGAR quanto a “migração” desses trabalhadores. Entre elas, estão:

1- Os contratos de trabalhos com a VOGEL serão extintos e os empregados serão admitidos pela ALGAR ou ocorrerá a sucessão dos contratos de trabalho pela ALGAR?

2- Como ficará a PPR 2021 dos empregados originários da VOGEL?

3- Se os benefícios, mais vantajosos, praticados pela VOGEL serão mantidos pela ALGAR?

Por fim, registrou que a empresa deveria ter negociado, esta “migração”, com o sindicato.

Já o dirigente do SINTTEL-DF e coordenador da Comissão Nacional de Negociação da FITRATELP ratificou todas as preocupações do sindicato gaúcho e apontou outros problemas existentes na ALGAR, tais como, plano de saúde e abrangência da empresa que fornece o vale-refeição.

A ALGAR esclareceu que sucederá os contratos de trabalho dos empregados da VOGEL e salientou que comunicou todos os sindicatos do Brasil quanto à incorporação da referida empresa. Informou, ainda, que:

- A partir da sucessão, os contratos de trabalho serão regulados pelo Acordo Coletivo celebrado entre o SINTTEL-RS e ALGAR;

- Que na perspectiva da empresa e dos próprios empregados da VOGEL, o Acordo Coletivo da ALGAR é mais benéfico que o instrumento coletivo praticado pela VOGEL;

- Que a VOGEL não tinha previsão de pagamento da PPR 2021, o que afasta qualquer obrigação da ALGAR de pagar a PPR 2021;

- Que o vale-refeição é o único benefício diretamente inferior ao praticado pela VOGEL, que resulta na diferença de R$ 45,00, mas ressaltou que em contrapartida a ALGAR incluiu cláusulas no ACT que são concretamente mais vantajosas (auxílio educação, adicional de férias de 100%, fundo integrativo, entre outras) o que em termos de valores supera os R$ 45,00.

A empresa concluiu que a sucessão não causou prejuízo aos trabalhadores e que, diante de ações como dinâmicas de trabalho com todos os empregados da VOGEL para esclarecer as diferenças de benefícios e ao que ela chamou de “total transparência neste processo de incorporação”, não há possibilidade de atender as reivindicações do SINTTEL-RS e que as demais reivindicações, como as colocadas pelo coordenador da CNN-FITRATELP, serão tratadas no momento oportuno.

Ao final, os dirigentes sindicais registraram insatisfação com a recusa da empresa, especialmente, quanto a PPR 2021. Também manifestaram que, para as entidades, “comunicar” sobre a transição não significa negociar o processo de transição, como solicitado pelas entidades e em respeito aos trabalhadores.

A representação laboral salienta que monitorará o que resta da transição, visando evitar prejuízos à categoria.

Assessoria de Comunicação

21/02/2022 15:04:20