Frente a questionamentos, SINTTEL-RS reitera que a venda do Beco do Cego foi necessária

Em maio de 2020, de forma clara e absolutamente transparente, o SINTTEL-RS deu início ao processo de venda do Beco do Cego, área de propriedade da entidade na praia do Lami, em Porto Alegre.

A primeira iniciativa da entidade foi chamar assembleia presencial, apesar da pandemia, para setembro daquele ano, com objetivo de possibilitar um amplo debate sobre a questão. Para isso, realizou a assembleia em local onde pudesse manter o distanciamento e obedecendo a todos os protocolos de proteção à pandemia. O mesmo procedimento foi adotado em todas as delegacias do interior do Estado. O objetivo foi efetivamente tratar o tema com todos os trabalhadores, da ativa e aposentados e pensionistas, que desejassem expressar sua posição. O edital, conforme determina o estatuto do Sindicato, foi publicado no jornal Correios do Povo (dia 26/09/2020), que tem uma expressiva tiragem e chega a todo o Estado. Assim, foi de conhecimento público a intenção do SINTTEL-RS e possibilitou que a categoria tivesse conhecimento da assembleia.

Muito custo e pouca utilização

Durante muitos anos, na verdade durante 22 anos, o SINTTEL-RS fez um esforço para manter o local em condições de uso, apesar da baixa utilização. Muitas vezes, foi inclusive questionado por isso, não só por sindicalizados, mas também pelas assessorias que viam um expressivo gasto com a área, sem um retorno significativo em sua utilização.

O fato é que a colônia do Beco do Cego era deficitária, exigia constante manutenção e conservação, e os investimentos eram muitas vezes superiores ao que era arrecadado. Isso, além de impostos e outros custos fixos com o local, e limitações de uso, por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP).

Para os sindicalizados do interior, ainda havia a dificuldade da distância como mais um elemento para não utilizar a colônia do Beco do Cego.

Reforma trabalhista só piorou a situação

Para piorar a situação, em 2017, a reforma trabalhista de Temer acabou com o imposto sindical, o que, somado a outros fatores, entre eles a resistência de alguns trabalhadores a sindicalização e o fim do desconto em folha das mensalidades dos aposentados pela Fundação, agravou a situação financeira da entidade. Para manter as lutas e atividades necessárias para garantir os direitos dos aposentados, pensionistas e dos trabalhadores, lutar em defesa dos empregos, manter os serviços que são prestados pelo Sindicato e, inclusive, manter em funcionamento a colônia de férias de Rondinha, no litoral Norte do Estado, que tem uma importante utilização pelos sindicalizados, não houve alternativa a não ser vender o Beco do Cego.

Das opções que o Sindicato tinha para se manter em funcionamento, esta foi a menos traumática e a que menos impacto teria para a categoria como um todo. Não foi sem pesar que a decisão de venda da área foi tomada, mas apesar disso, foi a melhor escolha entre outras, que poderiam inclusive demissões de funcionários do Sindicato, fim de alguns serviços prestados pela entidade e, até, levar o SINTTEL-RS a uma situação de não ter recursos sequer para enfrentar as lutas necessárias em defesa da categoria.

Preços justo e apelo à sindicalização

O valor de venda do Beco do Cego foi definido baseado no valor de mercado, por empresa especializada. Foi apresentado e decidido em assembleia. O SINTTEL-RS reitera que a venda se deu por absoluta necessidade. Nos balanços anuais que são acessíveis e apreciados pela categoria em assembleia, é possível verificar e tirar todas as dúvidas em relação de onde está investido os recursos oriundos da venda do Beco.

Por isso, é importante que os trabalhadores – tanto da ativa como os que já estão aposentados – entendam que quem garante a sustentação financeira da entidade é a categoria. Os serviços e opções de lazer só poderão ser garantidas se o Sindicato estiver forte política e financeiramente, com um grande número de sindicalizados.

Os valores pagos nas mensalidades à entidade, retornam rapidamente aos trabalhadores, através dos descontos nos convênios firmados pela entidade, inclusive com instituições de ensino e farmácias, por exemplo, ou na forma de serviços, planos médicos com descontos, assessoria jurídica com preços mais em conta, ou outras formas.

Qualquer dúvida, entre em contato com o Sindicato.

Sindicaliza-se e participe da vida sindical. Ajude a fortalecer o SINTTEL-RS e a luta da categoria.

Para receber notícias do SINTTEL-RS por WhatsApp, adicione o número (51) 9710.5029 nos seus contatos e mande uma mensagem com seu nome e a empresa em que trabalha.

Assessoria de Comunicação

11/02/2022 15:46:16