20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, É DIA DE TOMAR AS RUAS

Neste sábado, dia 20 de novembro, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, os trabalhadores voltam às ruas para mais uma manifestação em defesa da democracia, dos empregos, contra o racismo e pelo Fora Bolsonaro racista. A concentração terá início às 15h30, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, de onde sairá uma caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares.

O SINTTEL-RS convida a categoria a participar, mantendo todos os cuidados necessários, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. A pandemia ainda não acabou e os cuidados devem ser mantidos.

Organizada pelo movimento negro e de combate ao racismo, com o apoio da CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda, a atividade unificará às lutas de combate ao racismo com a pauta geral dos trabalhadores, como geração de emprego decente, pelo fim da fome e da miséria e contra a política econômica do governo.

Durante o ato, as categorias também levarão suas pautas, como não às privatizações, não a PEC 32 que trata da reforma administrativa, entre outras. Fundamentalmente, esta atividade terá como eixo central a luta contra o genocídio da população negra, que está no topo das altas taxas de mortalidade por Covid-19, pela violência e pelas forças do Estado. Uma situação que vem sendo agravada no governo Bolsonaro.

A população negra também é a que mais sofre com a fome, a miséria e o desemprego, situação que é ainda pior para as mulheres negras, muitas delas responsáveis pelo sustento de suas famílias.

Por isso, marcar o Fora Bolsonaro Racista é importante, como forma de caminhar na direção da superação do racismo e resgatar as políticas públicas – conquistadas com muita luta do povo negro – destruídas neste governo.

HOMENAGEM A ZUMBI E DANDARA

O dia 20 de novembro lembra a morte de Zumbi dos Palmares, que lutou por liberdade para o povo negro escravizado, tendo ao seu lado a também guerreira Dandara.  Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história do país, que ocupou territórios que hoje correspondem aos estados de Alagoas e Pernambuco. Ele assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses. Foi morto no dia 20 de novembro de 1695.  Zumbi é hoje um dos grandes símbolos de resistência e luta do povo negro contra o racismo estrutural na sociedade brasileira.

Dandara, além de esposa de Zumbi e mãe de 3 filhos, lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil. Liderava mulheres e homens, também tinha objetivos que iam às raízes do problema e, sobretudo, não se encaixava nos padrões de gênero que ainda hoje são impostos às mulheres.

Assessoria de Comunicação

19/11/2021 15:03:12