SINTTEL-RS participou ativamente do Plebiscito Popular

O Plebiscito Popular Primavera da Democracia encerrou no domingo (24), com uma importante participação. Foi fundamental o trabalho dos Sindicatos, disponibilizando suas sedes e incentivando as diversas categorias de trabalhadores a participarem da consulta.

No caso do SINTTEL-RS, durante toda a semana foi disponibilizada uma urna na sede da entidade, em Porto Alegre, onde puderam votar não só os trabalhadores e trabalhadoras, mas também pessoas da comunidade. Além disso, o Sindicato prestou seu apoio com dirigentes como mesários em outros locais de votação, como o caso de Viamão.

No domingo, com todos os protocolos observados, a urna foi entregue no Sindicato dos Municipários (SIMPA), em Porto Alegre, onde está sendo feita a apuração.

A VEZ DO POVO

Roubado de seu direito de opinar sobre a privatização de importantes empresas do Estado, como CEEE, Corsan, Banrisul, Sulgás, entre outras, por inciiativa do governador Eduardo Leite, que, com apoio dos deputados que lhe dão apoio na Assembleia Legislativa, aprovou a retirada da Constituição Estadual da necessidade de realização de plebiscito para vender empresas do Estado. O artigo havia sido incluído na Constituição Estadual em 2002, depois das desastrosas e criminosas privatizações de Antônio Britto, responsável pela destruição da CRT.

Assim, o objetivo do Plebiscito, organizado pelas centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, foi de dar voz e conhecer a opinião da população sobre a venda destas empresas. A expectativa é que o resultado seja um sinalizador para quem votou contra a vontade do povo e tenha impacto na próxima eleição. Quem destrói o patrimônio dos gaúchos tem que ser denunciado e não merece governar.

A consulta também abriu um importante espaço para dialogar com a população sobre o que representa para a sociedade as privatizações: demissões, precarização das condições de trabalho, redução salarial e de direitos, abuso das terceirizações, serviços ruins e caros, só para citar alguns problemas vivenciados com as empresas que foram privatizadas nos anos 90, cujo maior exemplo são os apagões do setor elétrico.

No RS, o governador Eduardo Leite já vendeu o que sobrou da CEEE (Transmissão e Distribuição), a Sulgás, está preparando a entrega da Corsan, da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), do Banrisul e da Procergs, que também estão na mira da privatização.

Além disso, o governador nada fez para defender estatais federais em processo de extinção, como o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), e ameaçadas de privatização, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), o Correios e a Trensurb, dentre outras empresas federais, cuja privatização trará grandes prejuízos ao Estado e à população.

Os resultados do Plebiscito serão divulgados no decorrer desta semana.

O SINTTEL-RS agradece aos dirigentes que deram seu tempo para a realização da consulta e a todos os trabalhadores que participaram, exercendo seu direito de forma livre e democrática.

Assessoria de Comunicação

25/10/2021 15:08:41