Trabalhador tem que ter conta bancária em banco do trabalhador

No primeiro trimestre deste ano, o lucro dos maiores bancos brasileiros foi o maior da história, chegando a R$ 23,1 bilhões, completamente livre de impostos. O valor considera o lucro de bancos como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander. Este foi o maior montante para um trimestre na história, considerando valores nominais, e isso num momento de pandemia, desemprego e crescimento da miséria, empresas, especialmente as pequenas e micros empresas, quebrando, e o Brasil voltando ao mapa da fome.

O problema, no entanto, não é o lucro, é como se dá este lucro, com taxas abusivas, especulação e com recursos que não vão para a produção ou para melhoria de vida da população e, menos ainda, para ajudar a quem realmente precisa. E pior, mesmo frente a estes lucros astronômicos, durante a pandemia, os bancos demitiram centenas de trabalhadores, de acordo com os sindicatos dos bancários.

Para mudar esta lógica, e colocar uma instituição financeira a serviço dos trabalhadores, e não o contrário, foi criada a Cooperativa de Crédito Solidário (CRESOL) e os lucros são distribuídos entre os correntistas, tanto pessoa física como jurídica. O correntista na Cresol não é apenas isso, mas também um sócio, que participa da vida e das decisões da instituição.

As tarifas são mais justas e os associados podem obter financiamento para crédito empresarial e pessoal; aquisição de veículo; crédito imobiliário, consignado, rotativo, crédito rural, aplicações e capitalizações. O correntista também tem cheque especial com limites e pode fazer transações pelo internet banking, pix e ter acesso a cartões de crédito. Enfim, tudo que um banco oferece, só que de forma mais justa e com retorno para o associado.

Em Porto Alegre, o endereço da Cresol é Travessa Francisco Leonardo Truda, 76, Centro Histórico. Mais informações pelos telefones (51) 3225.8539 e 99787.5485 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e, ainda, pelas redes sociais no endereço www.cresolsicoper.com.br/metropolitana.

A Cresol, por ser uma cooperativa, mostra que é possível sim manter um banco, com tarifas mais justas e serviços comprometidos com os trabalhadores e com o desenvolvimento do país.  Fora disso, é especulação para aumentar ainda mais a já brutal concentração de renda num dos países mais injustos do mundo.

Assessoria de Comunicação

01/09/2021 21:03:52