A crise nas empresas operadoras de TELECOM é FAKE

Na mesa de negociação o discurso é um, mas, na vida real, a situação é outra. Se no primeiro caso, o discurso é de lamentações, inclusive para rebaixar as propostas aos trabalhadores usando a pandemia, na vida real, a situação financeira da maioria das empresas de Telecom está muito bem obrigada. Ou seja, uma crise que não passa de fakenews.

É o caso, por exemplo, da TIM, que divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2021, quando apresentou um lucro líquido de R$ 681 milhões. O resultado é 154,7% maior em relação ao mesmo período em 2020. No primeiro trimestre, a empresa já tinha apresentado um crescimento de 3,0%.

Somente na receita de serviços, a TIM teve um crescimento de 8,7%, totalizando R$ 4,3 bilhões. Destes, R$ 3,9 bilhões são dos serviços móveis (alta de 8,5%) e R$ 283 milhões dos serviços fixos (crescimento de 11,1%). A receita líquida de serviços cresceu 6% ano/ano e o EBITDA no segmento serviços avançou 5,2%, registrando 20 trimestres de crescimento positivo.

O Arpu* do celular também apresentou crescimento de 10,3% em relação ao segundo trimestre de 2020, passando para R$ 25,8.

SERVIÇOS FINANCEIROS - A TIM reportou R$ 20 milhões de recursos novos com os serviços financeiros, em sua parceria com o Banco C6, e um número recorde de contas bancárias abertas – mais de 3 milhões de contas. A operadora informa ainda que, dos atuais 1,4% de participação que possui no banco, com as novas metas alcançadas, a participação acionária total vai crescer para 2,9%.

FIBER.CO – A TIM também espera que outubro seja dada a anuência prévia da Anatel para a criação de sua nova unidade de fibra no atacado (em parceria com o IHS Towers, uma operadora de torres com atuação consolidada na África). A operação, no valor de R$ 1,6 bilhão, foi aprovada pelo CADE em junho deste ano. A empresa informou também que já alcançou 4,3 mil cidades com a tecnologia 4G e 1,5 mil municípios com 4,5 G.

A operadora possui 51,4 milhões de usuários móveis. Já a receita do TIM Live, o serviço de banda larga fixa da operadora, teve um crescimento de 21,0%, totalizando R$ 179 milhões. A base de clientes de ultra banda larga do serviço TIM Live cresceu 10,0%, totalizando 666 mil conexões. Além disso, a cobertura de fibra atingiu 3,8 milhões de casas aptas a receber o serviço, estando presente em 28 municípios e em 7 regiões administrativas do Distrito Federal até o final de junho.

Como o SINTTEL-RS tem reiterado sistematicamente, a atividade das e dos trabalhadores nas operadoras recrudesceu durante a pandemia, mostrando-se ESSENCIAS mesmo para a sobrevivência da população que demanda mais comunicação virtual do que nunca!

Na hora da negociação coletiva esta realidade deve ter reflexo principalmente na proposta patronal, com reajustes dignos dos salários e benefícios, afora a garantia do pagamento em cima do resultado do PPR.

Portanto, nas negociações dos ACT's, tanto dos que estão começando como daqueles em andamento, qualquer argumentação de crise no Setor é "FAKE".

Assessoria de Comunicação

C/Informações da TIM

13/08/2021 15:52:10