SINTTEL-RS participar de sessão da CCDH defendendo vacinação para a categoria

O presidente do SINTTEL-RS, Gilnei Porto Azambuja, participou, a convite da deputada Sofia Cavedon (PT), no dia 30 de junho, da sessão virtual da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do RS. No encontro, quando foram tratados assuntos gerais, o dirigente defendeu a vacinação para os trabalhadores telefônicos gaúchos, considerados serviços essenciais, contra a Covid-19 e pediu apoio dos deputados para que a categoria seja incluída no Plano Estadual de Vacinação. 

Gilnei lembrou aos parlamentares que a categoria foi definida como essencial por decreto da presidência da República (nº 10.282/2020), e que, por isso, durante toda a pandemia, eles parmaneceram em trabalho, sendo expostos diariamente á contaminação pelo coronavírus.

Informou que no RS, em torno 30 mil trabalhadores atuam para provedores de Internet, circulando em residências e empresas, o que aumenta o risco de contágio deles e de suas famílias.

Porto disse que o Sindicato vem atuando desde o início da pandemia para proteger os trabalhadores, não só atuando junto às empresas, mas também com iniciativas nos órgãos público, como Ministério Público, para assegurar medidas como o fornecimento de máscaras para a categoria e o afastamento dos portadores de comorbidade. Também foi feita solicitação junto à Secretaria Estadual da Saúde para inclusão na vacinação, mas o pedido não foi atendido.

Em sua manifestação, os deputados Sofia Cavedon e Faisal Karam observaram o caráter essencial dos trabalhadores em telecomunicações durante a pandemia, com ações que têm viabilizado o trabalho virtual nos mais diferentes ambientes profissionais e nas áreas da educação e saúde, especialmente.

No final foi definido que o presidente da Comissão, Airton Lima, encaminhará ofício para a secretária da Saúde, Arita Bergmann, solicitando a inclusão desses profissionais como prioridade no Plano Estadual de Vacinação. 

O SINTTEL-RS continuará atuando em todos os espaços possíveis para garantir vacina aos trabalhadores telefônicos o mais rápido possível, e reforma à categoria a importância de que continuem tomando todas as medidas orientadas pelos órgãos de saúde para preservar a vida. A pandemia não acabou. Continue se cuidando.

Assessoria de Comunicação

C/Informações da ALRS

01/07/2021 10:49:23