SINTTEL-RS participa de Seminário de Comunicação da Fitratelp

Dirigentes do SINTTEL-RS participaram, na tarde da terça-feira (13), do seminário da FITRATELP “Comunicação Sindical na Era Virtual”. Durante o encontro foram debatidos temas como as novas formas de comunicação no mundo virtual e a importância de ocupação deste espaço pelos Sindicatos.

Após uma apresentação cultural, representantes da Federação saudaram os participantes e destacaram a importância da iniciativa. “Estamos fazendo do limão uma limonada, disse Brígido Roland Ramos, presidente da entidade. Ele se referia ao momento difícil de pandemia, que tem impedido as atividades de formação e de luta da categoria, mas que tem criado a oportunidade de um amplo debate, com participação nacional, e praticamente sem custos de deslocamentos, utilizando as ferramentas virtuais.

Já a diretora Lourdes de Fátima Pires, destacou que as palavras da música inicial do encontro, que falava em rebeldia, sabedoria e utopia era um recado bem-vindo. “É isso que precisamos buscar em nossas vidas e no movimento sindical. Precisamos nos reinventar e a gente é capaz disso. Que tenhamos força. sabedoria e rebeldia para superar este momento difícil que estamos passando” pontuou ela.

A Secretária de Formação, Maria de Fátima Lima Castro, responsável pela organização do evento, lembrou que todos têm necessidade de aprender a se comunicar e frisou que o encontro era uma forma de contribuir com a formação também para outros sindicatos.

Antes dos palestrantes, Fernando Diniz, diretor do SINTTEL-DF, destacou que o governo determinou que os telefônicos eram categoria essencial, mas não olhou para estes trabalhadores para tomar a vacina e frisou que “se queremos um mundo melhor, temos sim que continuar na luta”, acrescentou destacando a importância do encontro.

O primeiro palestrante, o publicitário Marcell Aquino, falou que a comunicação sindical na era virtual envolve diversos aspectos. E, inspirado por uma música do Belchior, lembrou “que o novo sempre vem”. “Muitas pessoas estão apegadas ao passado, que num contexto histórico, serve como referência para contextualizar, analisar e interpretar as novas tecnologias. Mas não podemos ficar presos ao passado e esquecer que as novas tecnologias surgem e provocam novas ações”, disse.

Ele fez um resgate do histórico da evolução da internet, falou sobre as principais redes sociais e incentivou todos a ocupar este espaço virtual. “Os sindicatos têm que ocupar as redes, construir suas narrativas usando as várias formas e plataformas”, ensinou.

Elara Leite, também palestrante no encontro, falou sobre as funções das redes sociai e citou que entre elas estão a emancipação da sociedade civil, se constitui em um canal dos movimentos e entidades da sociedade civil de modo geral, que usam as redes para trazer suas demandas, entre outras funções. “É um espaço onde todos os atores sociais podem estar presentes”, pontuou.

Para ela, as redes também são um espaço que possibilita uma democracia participativa. “De um modo geral podemos ter este aspecto positivo das redes sociais, à medida que são espaço onde os diferentes atores podem atuar. É complexo, mas de modo geral serve ao fortalecimento da democracia”, ensinou.

Ela também destacou o caráter inovador das mobilizações pelas redes sociais, que foram importantes em movimentos como o Occupy, e se mantém. Mas fez questão de frisar que é necessário, sempre, separar a rede institucional e pessoal.

Após as palestras, foi aberto espaço para os participantes fazerem perguntas e debater os temas apresentados.

O presidente do SINTTEL-RS, Gilnei Azambuja, avaliou a iniciativa. “Entendemos como muito positiva iniciativas como esta. Ela vem ao encontro da proposta de nossa gestão, de promover a qualificação e avançar na luta dos trabalhadores”, disse ele.

Assessoria de Comunicação

15/04/2021 10:49:36