10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O documento, que é um dos fundamentais do sistema das Nações Unidas, foi adotado em 10 de dezembro de 1948, fruto da cooperação de representantes políticos, jurídicos e culturais de diferentes nações, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Pela primeira vez, foram instituídas normas comuns e universais para a defesa e proteção dos direitos humanos, independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa, direitos que são cada vez mais violados por ditaduras, guerras e políticas de desigualdade social e discriminatórias de direitos.

No Brasil, todos os dias estes direitos são violados de alguma forma, quer pela fome a que milhares são submetidos, quer pela repressão que mata pela cor da pele, pela condição social, pela opção sexual, pelo desemprego, que degrada a dignidade, ou outro fator de desrespeito total aos direitos humanos.

E em meio a pandemia, temos visto não só um desrespeito aos direitos humanos fundamentais, como o direito à própria vida, mas também, uma discussão inaceitável sobre a vacina contra a Covid-19, que tem quer ser universal, obrigatória e gratuita.

Para o ministro da saúde do governo Bolsonaro, Eduardo Pazuello, é preciso avaliar “se há demanda” pela vacina no país. Para ele, quase 180 mil mortos, muitos sem sequer ter tido o atendimento necessário e digno, e mais de 6,5 milhões de infectados, ainda não é demanda?

Que o Dia Internacional dos Direitos Humanos sirva para alertar sobre o que significa “ser humano”, o que ao que parece, em tempos de pandemia, muitos esqueceram, a começar pelo governo, que é quem deveria cuidar da população brasileira, mas que, como ele mesmo diz, já que “não é coveiro”, nem “maricas”, “não tem nada que eu possa fazer”.

Assessoria de Comunicação

10/12/2020 13:20:04