Outubro Rosa chama atenção para a prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro marca mais uma edição do Outubro Rosa. A campanha, que existe desde 1990 nos EUA e desde 2002 no Brasil, tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De fato, se descoberto precocemente, antes do tamanho de 1 cm, o câncer de mama chega a 95% de chance de cura.

Durante a campanha são divulgados números, informações e ações preventivas que podem ser tomadas pelas mulheres para prevenir a doença, especialmente depois dos 40 anos.

O SINTTEL-RS chama as trabalhadoras da ativa, aposentadas e pensionistas para somarem na campanha do Outubro Rosa, fazendo seus exames de rotina e, se detectarem qualquer situação não normal em relação a mama, procurem um médico.

O Sindicato informa que tem convênios com planos de saúde e laboratórios para os sindicalizados e seus dependentes, que possibilitam consultas e exames nas clínicas conveniadas.

Além disso, a entidade alerta quanto a importância das trabalhadoras se engajarem nas lutas que cobram dos governos, ações e medida de proteção à saúde da mulher, assim como o fortalecimento do SUS, que nesses tempos de pandemia evidenciou, como nunca, a sua importância.

O próprio tratamento do câncer não é negado por muitos planos e são possíveis de serem realizados somente no SUS. Por isso precisamos de um sistema de saúde público, tanto preventivo como curativo, com acesso universal e de qualidade.

A DOENÇA

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Noventa e cinco por cento dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Não fazer o exame conforme recomendado, é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

OS SINTOMAS

Fique atento aos primeiros sintomas do câncer de mama:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

HISTÓRIA DO OUTUBRO ROSA

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque (EUA), para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem da importância da prevenção do câncer de mama. Cuide-se! Sua vida vale muito.

Assessoria de Comunicação

04/10/2020 20:37:05