Dia 30 é dia nacional de luta em defesa do serviço público

Depois de acabar com os direitos trabalhistas, com a aposentadoria, já que pelas novas regras o trabalhador vai ter que trabalhar até morrer, o governo quer acabar, agora, com os serviços públicos. A tal reforma administrativa, cujo discurso é o mesmo das outras reformas, gerar emprego, falta de dinheiro e outros blá, blá, blá, não passa da destruição dos serviços públicos tão necessários prestados à população, especialmente a população mais carente do país.  O que ele não diz é que a grande prejudicada com esta reforma, além dos servidores públicos, será a população brasileira.

DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

Por isso, e para esclarecer a população quanto aos prejuízos que virão da destruição do setor públicos do governo Bolsonaro, as centrais sindicais estão convocando para a quarta-feira (30), um DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DO SERVIÇO PUBLICO. Neste dia serão realizados atos presenciais e virtuais em todo o país. Em Porto Alegre, a manifestação dos servidores estaduais, federais e municipais será às 11 horas, em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), em Porto Alegre. Antes, às 9h, será realizada uma carreata. O SINTTEL-RS estará presente nas atividades.

Também serão realizadas atividades no interior do Estado, em cidades como Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo.

As atividades do dia 30 marcarão a largada da campanha em defesa do Serviço Público. Outras atividades serão realizadas em datas posteriores como sequência da campanha.

Na prática, a reforma administrativa de Bolsonaro está diretamente relacionada ao seu projeto de privatização de tudo que for possível e começa pelo sucateamento do serviço público prestado à população.

Ou seja, primeiro sucateia, piorando os serviços, com falta de pessoal e equipamentos e depois entrega tudo para a iniciativa privada, com o esfarrapado discurso de que irá melhorar o serviço. Só que tudo que já foi privatizado tem mostrado o contrário. O serviço piora e os custos aumentam, ficando impagáveis em alguns casos. População e servidores públicos são penalizados.

O QUE TEM POR TRÁS DESTA REFORMA?

Por trás da reforma administrativa está a intenção do governo de acabar com as atribuições  do Estado (como saúde, educação, segurança e moradia) e passar tudo, que diga-se de passagem é pago pelo cidadão através de impostos, para a iniciativa privada.

O SERVIÇO PÚBLICO É IMPORTANTE SIM!

A atual pandemia de coronavírus é uma mostra da importância do serviço público. O Estado, através do SUS, tem sido fundamental para o atendimento da esmagadora maioria da população infectada que não tem recursos para pagar um atendimento privado. São pessoas que não fosse o SUS, morreriam. E isto é serviço público e sem ele, a tragédia do coronavírus, que já passa dos 140 mil mortos, seria ainda maior.

Portanto, que não haja dúvidas: os serviços públicos e os servidores, são importantes sim! E por isso, é importante que no dia 30, nas ruas ou nas redes, os trabalhadores participem da luta contra a reforma administrativa que colocará a saúde, educação, segurança e outros serviços apenas para quem pode pagar.

CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES

A outra frente de ataque ao setor público é o desmonte e a privatização de estatais importantes para a soberania e o desenvolvimento do país. Petrobras, Eletrobrás, Correios e outras empresas, como bancos públicos, estão em uma lista de privatizações de Bolsonaro e Paulo Guedes

As estatais, estão na linha de frente da soberania brasileira e são os principais alvos do governo. Na mesma data (30 de setembro), o Supremo Tribunal Federal julgará uma ação que contesta a criação de subsidiárias para vender ativos da Petrobras, ou seja, fatiar a empresa e privatizá-la em partes, sem a necessidade de autorização legislativa.

Assessoria de Comunicação

29/09/2020 21:37:56