SINTTEL-RS parabeniza a CUT pelos 37 anos de lutas em defesa dos trabalhadores

O SINTTEL-RS parabeniza a Central Única dos Trabalhadores pelos seus 37 anos de lutas em defesa da classe trabalhadora e reitera a importância de fazermos parte desta Central, que desde sua criação tem sido importante parceira nas lutas dos trabalhadores telefônicos.

A história da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, completa neste dia 28 de agosto, 37 anos de existência. Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT ajudou a escrever a história da redemocratização do Brasil e da luta pela emancipação da classe trabalhadora brasileira.

cONGRESSO DE FUNDAÇÃO DA cut

Ao longo desses 37 anos, a Central foi fundamental para a elaboração de importantes políticas de proteção aos trabalhadores. Entre elas, a lei que garantiu direitos às empregadas domésticas, a regulamentação de jornadas de trabalho, além do fortalecimento do setor público, da agricultura familiar e da elaboração e implantação da política de valorização do salário mínimo, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, mais recentemente o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600,00 que Jair Bolsonaro (ex-PSL), a princípio queria pagar apenas R$ 200,00.

A Central também reafirma, no momento que completa 37 anos, a continuidade da luta frente aos desafios impostos pelos novos tempos, de ataques sistemáticos às conquistas dos trabalhadores e, também, a mesma luta de sua origem, que é a defesa da democracia, ameaçada pelo fascismo e autoritarismo que cresce no Brasil e em outros países, com potencial para suprimir as liberdades e destruir o movimento sindical e todas as instâncias de defesa de direitos da classe trabalhadora.

Reafirma, também, a luta para proteger a classe trabalhadora das novas formas de contração, pautadas pela precarização, informalidade e total ausência de direitos, que retrocedem as relações trabalhistas de cem anos atrás.

E, apesar das novas relações de trabalho, com a criação ou extinção de algumas profissões como se conhece hoje, sempre existirá a relação patrão/trabalhador, e por isso, as ferramentas de luta dos trabalhadores, que garantiram os direitos que eles têm hoje, deverão continuar existindo, se adaptando e se fortalecendo.

Longa a vida à Central Única dos Trabalhadores!

Assessoria de Comunicação

28/08/2020 16:19:57