Você sabe quem foi Margarida Alves?

Há 37 anos, no dia 12 de agosto de 1983, um tiro de escopeta calibre 12 pôs fim à vida de Margarida Alves, mulher paraibana, sindicalista, símbolo de luta e resistência pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais.

O assassinato planejado por fazendeiros e engrossado pelo patriarcado, realizado na frente do esposo e do filho de Margarida, passou impune: até hoje nenhum acusado foi condenado pelo crime. A vida de Margarida se esvaiu. Mas o sangue que saiu de seu corpo e correu pelo chão fez brotar sementes de luta para toda classe trabalhadora.

A Marcha das Margaridas, realizada todos os anos reunindo milhares de mulheres, como momento de luta das trabalhadoras do campo e da cidade, é prova disso. A ação, considerada o maior movimento realizado por mulheres em toda América Latina, completa neste 12 de agosto 20 anos. E neste momento de crise, miséria, desemprego e morte, diante de um governo genocida e antipovo, a voz e a resistência de Margarida Alves, mais que nunca, deve ecoar pelos gritos de mulheres e homens que lutam por um Brasil mais justo.

Marcha das Margaridas 2019

Margarida Alves, presente!

Fonte: CUT-DF

logo fitratelp 3 f01CUTA