SINTTEL-RS esteve presente na 16ª Plenária Estatutária Estadual da CUT-RS

O SINTTEL-RS participou, no início de setembro, dias 3 e 4, da 16ª Plenária Estadual da CUT-RS, realizada de forma virtual. Participaram representando o Sindicato como delegados e delegadas os diretores Adriana Moraes da Silva; Alexsander Ferreira Avaly; Carla Roberta Vega Souza; Claude de Castro Adamoli; Cristiano Furtado Correa; Gilnei Porto Azambuja; Júlio César de Melo Ferraz; Mariza Machado Souza; Raquel Serpa Marques; e Tânia Marisa Alves Trindade.

A plenária iniciou com exibição de vídeos de saudações dos movimentos sociais, centrais sindicais, de políticos do Partido dos(as) Trabalhadores(as), como o deputado estadual Edegar Pretto, Senador Paulo Paim, ex-governador Tarso Genro e do ex-presidente Lula.

No total, participaram da plenária 220 delegados(as), 50 convidados(as) e observadores(as). Durante a programação do primeiro dia do encontro foram realizados debates e a avaliação da conjuntura política e democrática.

No segundo dia de debates (04), os trabalhos tiveram continuidade com as apresentações de vídeos com saudações do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre, representados pelo padre Edson Thomassim (Edinho), pela pastora evangélica luterana Cibele Kuss e pelo babalaorixá do povo de terreiro, Baba Diba de Iyemonja. Na sequência foi debatido um plano de lutas que reforça as atuais mobilizações para derrotar o governo Bolsonaro e suas políticas de morte, as lutas contra as privatizações, contra o desmontes dos serviços públicos e a entrega da soberania nacional.

O dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues, apresentou uma análise da conjuntura política atual e apontou os principais desafios que a classe trabalhadora e os movimentos sociais irão enfrentar, sempre enfatizando a importância da unicidade de ações e a intensificação das lutas em derrotar Bolsonaro e suas políticas de retrocessos.

O secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, apresentou as principais estratégias organizativas e destacou a organização do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos (Simtrapli-RS). O secretário de Administração e Finanças da CUT-RS, Antônio Gunzel, enfatizou a continuidade do trabalho em trazer de volta entidades que se afastaram da Central Única dos(as) Trabalhadores(as). O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, destacou o lançamento do mutirão das Brigadas Digitais no aniversário de 38 anos da CUT. Mais um importante projeto de comunicação digital e formação política sindical, com a finalidade de ampliar a divulgação das lutas, mobilizações, compartilhar informações com a população, combater as fake news e ganhar os corações e mentes para a defesa dos direitos e da democracia como um trabalho do dia a dia.

O professor Marcelo Kunrath Silva, do Departamento de Sociologia da UFRGS, fez uma exposição sobre a importância do projeto "CUT com a Comunidade", uma iniciativa construída logo no início da pandemia de Coronavírus (Covid-19). O projeto visa levar solidariedade para as famílias em situação de vulnerabilidade social nas periferias de Porto Alegre, seja com doação de cestas básicas, campanha do agasalho, apoio solidário e organizando a luta por direitos. Este projeto conta com o apoio de vários sindicatos de diversos ramos profissionais, incluindo o SINTTEL-RS, federações sindicais, cooperativa financeira Cresol, entre outras.

Um documentário com depoimentos de lideranças comunitárias e de famílias beneficiadas com o projeto CUT com a Comunidade foi produzido pela jornalista Carolina Lima, da secretaria de Comunicação da CUT-RS e exibido aos(as) delegados(as) durante a Plenária.

O presidente do SINTTEL-RS, Gilnei Porto Azambuja, destacou a alegria da entidade em participar deste projeto, o que deixa a categoria orgulhosa em apoiar e ajudar o próximo.

Ao final, foram eleitos os 28 delegados(as), com suplentes, para representar o Rio Grande do Sul na 16ª Plenária Nacional da CUT, denominada “João Felício e Kjeld Jakobsen” como homenagem a dois ex-presidentes recentemente falecidos, que também será realizada de forma virtual.

Assessoria de Comunicação

12/09/2021 16:27:58