Estudo do DIEESE mostra que setor de telecomunicações cresce e emprega mais

A choradeira das empresas de telecomunicações que se vê nas mesas de negociações, não corresponde aos indicadores do setor, que apontam crescimento em todos os aspectos.

Um estudo do DIEESE divulgado em agosto apontou que os empregos no setor, por exemplo, vêm crescendo desde janeiro. Entre janeiro e junho de 2021, o saldo do emprego com carteira no setor de telecomunicações foi positivo, com 15.765 novos postos de trabalho. O segmento atingiu quase 261 mil vínculos celetistas, uma alta de 6,4% em relação ao começo do ano.

Os serviços de comunicação multimídia apresentaram crescimento de 10.196 vínculos, seguidos pelos provedores de acesso às redes de comunicações, com 4.254. Em todos os estados, o vínculo celetista cresceu no setor, em 2021, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Em termos percentuais, no Piauí, o aumento chegou a 18%, enquanto em números absolutos, em São Paulo, houve acréscimo de 3.373 postos de trabalho no setor em 2021.A formalização do trabalho no segmento chega a 84% dos trabalhadores no país.

Para o SINTTEL-RS, este é um resultado a ser comemorado e, certamente, reflete o desempenho e o crescimento na demanda. Importante lembrar que durante toda a pandemia, os serviços de telecomunicações foram considerados essenciais e não pararam nem mesmo nos momentos de bandeira preta no Estado. Por isso, é fundamental que as empresas levem este crescimento em conta, não só contratando mais, o que é necessário frente ao crescimento dos serviços, mas também valorizando os trabalhadores, que são quem tem assegurado o atendimento da demanda. 

Assessoria de Comunicação

27/08/2021 15:13:43

logo fitratelp 3 f01CUTA