SINTTEL-RS está participando de Oficinas sobre Controle Social em Saúde do Trabalhador

O SINTTEL-RS está participando, através da Secretaria de Saúde, das oficinas do Projeto de Formação de Atores Multiplicadores para Atuação do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. As oficinas, realizadas pelo Conselho Nacional de Saúde/ Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNS/CISTT), em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) e Conselho Estadual de Saúde do RS (CES/RS), iniciaram dia 14 de maio e se estendem até o dia 25 de junho.

As atividades foram divididas em eixos, que compreendem temas como o trabalho e os impactos à saúde da classe trabalhadora, políticas públicas no campo da saúde do trabalhador e da trabalhadora e controle social no SUS e na saúde do trabalhador e da trabalha.

As oficinas têm como objetivo capacitar e estabelecer um processo formativo para ação no campo da saúde do trabalhador e da trabalhadora, considerando o processo saúde-trabalho-doença a partir das determinações sociais, situando o trabalho como categoria central da sociedade; atuar em vigilância da saúde do trabalhador, planejamento e acompanhamento da situação de saúde dos ambientes e processos de trabalho, além do fortalecimento dos Conselho de Saúde estaduais.

Os temas atendem às diretrizes da 16º Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2019, que estabeleceram entre as estratégias, a formação permanentemente de agentes multiplicadores e articuladores do Controle Social no campo Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Assessoria de Comunicação

31/05/2021 15:24:10