SINTTEL-RS celebra o 20 de novembro e chama para a Marcha Zumbi Dandara

O SINTTEL-RS lembra aos trabalhadores telefônicos que nesta quarta-feira, dia 20, é celebrado o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Para marcar a data, será realizada a Marcha Zumbi Dandara. A atividade terá concentração às 17h, no Largo Glênio Peres, de onde sairá uma caminhada em direção ao Largo Zumbi dos Palmares. O objetivo da atividade é chamar a atenção da sociedade para a realidade do povo negro. Não basta ser contra o racismo, é preciso ser antirracista.

A data é um importante momento para debater formas de combater as desigualdades entre homens e mulheres, entre brancos e negros, para construir uma sociedade justa, igualitária e que, de fato, contribua para acabar com o racismo, discriminação e preconceito de raça, gênero e orientação sexual.

A data

O Dia da Consciência Negra é uma referência a data de morte do líder do Zumbi dos Palmares, que se tornou líder do Quilombo dos Palmares, junto com sua companheira Dandara, e que foi assassinado em 20 de novembro de 1665.

A caminhada pela superação do racismo e medidas de reparação tem tido avanços, mas ainda há muito que avançar. Hoje, vivemos uma perseguição policial a população negra e um massacre especialmente do jovem negro.

São estas e outras situações que tem que ser denunciadas neste dia 20 e é fundamental para a luta pela superação do racismo que ainda está enraizado na sociedade.

Assessoria de Comunicação

19/11/2019 22:24:34