LIVE do GINP, SINTTEL-RS e AACRT dia 13/05, para tratar da Fundação Atlântico e o plano TCSPREV

Fundação Atlântico, Oi e Previc: respostas não tranquilizam o GINP

AGENDEM-SE para LIVE do GINP, SINTTEL-RS e AACRT dia 13/05, às 14h30, pelo Facebook do SINTTEL-RS que irá tratar do tema a Fundação Atlântico e nosso plano TCSPREV. Dúvidas e perguntas podem ser enviadas antecipadamente para os emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Sindicato dos Telefônicos (SINTTEL-RS) e a Associação dos Aposentados da CRT (AACRT), desde a aprovação do plano da Recuperação Judicial da Oi, vêm, de forma insistente, cobrando respostas e providências que garantam as aposentadorias dos telefônicos no plano de previdência complementar na Fundação Atlântico. 

Diante das mudanças aprovadas com o ADITAMENTO, entendem que precisam manter-se alertas em relação às aposentadorias do plano TCSPREV e ao patrimônio garantidor construído conjuntamente entre empresa e trabalhadores ao longo de décadas.

Fundação Atlântico, Oi e PREVIC, desqualificaram as preocupações do GINP, apontando-as como “equivocadas e sem fundamento”, mesmo tendo o SINTTEL-RS e a AACRT denunciado que o “Aditamento” ou “fatiamento” da Oi, com alienação total do lastro patrimonial garantidor do Termo de Transação Judicial (TTJ) fragiliza o compromisso da patrocinadora Oi para honrar seus compromissos com o plano de aposentadoria TCSPREV.

A PREVIC declarou não vislumbrar providências a serem adotadas conforme denunciadas pelo SINTTEL-RS e AACRT.

O grupo Oi, depois de protocolada a Notificação Extrajudicial e reiteradamente sendo cobrado por respostas, finalmente, em 09 de abril de 2021, se dignou a responder aos aposentados e participantes do TCSPREV sobre as garantias reais cobradas para a manutenção equilibrada deste plano de aposentadoria complementar de grande massa de assistidos e trabalhadores telefônicos.

Segundo a Oi, na mesma linha de resposta sobre sua dívida em torno de R$ 670 milhões com o plano TCSPREV disse que “não há qualquer razão jurídica ou factual que justifique a implementação de garantia real para o pactuado no TTJ, notadamente porque não há registro de atrasos no aporte de contribuições devidas pelas patrocinadoras.

Temos todos os motivos para preocupação!

Segundo informações da PREVIC e da Oi, acaba de ser sacramentada a venda da última “fatia” ou UPIs da Oi (INFRACO), levando apenas a parte lucrativa, o filé da fibra ótica e dados, deixando a operadora apenas com a sucata, a carne de pescoço, ou seja, a telefonia fixa e sua rede de cobre como patrimônio.

A PREVIC, a Fundação Atlântico e, agora, o que restou da Oi, responderam que, mesmo assim, não há motivos para preocupações, pois garantem oficialmente, honrar com suas responsabilidades e compromissos com o plano TCSPREV.

O SINTTEL-RS e a AACRT, através do GINP, continuarão vigilantes e na defesa do nosso patrimônio como garantia das nossas aposentadorias.

Assessoria de Comunicação

05/05/2021 14:08:01

logo fitratelp 3 f01CUTA