SINTTEL-RS presente nos atos em defesa da vacina já para todos, quebra de patentes, emprego e fora Bolsonaro

O SINTTEL-RS participou, de forma presencial, dos atos simbólicos promovidos na quarta-feira, 7 de abril, DIA MUNDIAL DA SAÚDE. As atividades, chamadas pela CUT e demais centrais sindicais, foram realizadas no centro de Porto Alegre e em diversas cidades do Estado e do País.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes denunciaram a irresponsabilidade dos governos do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), do governador Eduardo Leite (PSDB) e de vários municípios, como do prefeito Sebastião Melo (MDB), defenderam vacina já para todas e todos, quebra de patentes, emprego, auxílio emergencial, geração de emprego e renda, e reforçaram a campanha pelo Fora Bolsonaro.

WhatsApp Image 2021 04 07 at 11.24.36 2

Ocupando viadutos e passarelas

Logo cedo, dirigentes sindicais estenderam faixas, cartazes e banners em viadutos e passarelas, fortalecendo as reivindicações da classe trabalhadora. Em seguida, foi organizado o primeiro ato do dia, em frente à Prefeitura da Capital. Chegou ao local carregado pelos manifestantes, um cortejo fúnebre com cruzes e um caixão em memória aos mais de 330 mil brasileiros e brasileiras que já foram vítimas do Covid-19, dentre eles mais de 20 mil gaúchos e gaúchas.

Em suas falas, os manifestantes denunciaram que as medidas adotadas pelos gestores são para servir aos interesses dos empresários. “Eles não estão nem aí para o povo e para a vida. Para eles, importa somente o lucro. Nós dizemos que a economia só vai voltar se nós tivermos vida, vacina e emprego”, disse o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Os representantes de entidades da saúde também alertaram que este abre/fecha destrói a economia, sobrecarrega os hospitais e o SUS.

WhatsApp Image 2021 04 07 at 07.31.35 1

Ato em frente ao Piratini

Após os pronunciamentos das entidades e representações dos movimentos, os participantes saíram em caminhada até a Praça da Matriz, onde fizeram um segundo ato em frente ao Palácio Piratini.

WhatsApp Image 2021 04 07 at 11.24.38 1

As centrais criticaram a política do governador, que vive as cores das bandeiras do distanciamento controlado, dizendo que leva em conta as diretrizes da ciência e os números da pandemia, mas adota políticas de co-gestão com os prefeitos e recebe as federações empresariais, flexibilizando as restrições. Eles denunciaram que se trata de uma política faz-de-conta para ocupar generosos espaços na mídia que acaba colaborando com o negacionismo de Bolsonaro.

WhatsApp Image 2021 04 07 at 11.24.42 1

Assessoria de Comunicação

C/Informações da CUT-RS

07/04/2021 20:39:16

logo fitratelp 3 f01CUTA

Rua Washington Luiz, 572 - Centro, Cep 90010-460 Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O novo horário de atendimento é das 10h às 16h15.

Este horário é emergencial, devido a pandemia.

Estamos à disposição dos trabalhadores, caso necessitem de informações ou qualquer outra questão, podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, pelo número (51) 3286.9600.

Atenciosamente,

Direção SINTTEL-RS