SINTTEL-RS reúne com SEREDE para tratar de questões de saúde e segurança no trabalho

Os dirigentes do SINTTEL-RS Gilnei, Avaly e Juan estiveram, no dia 2 de outubro, reunidos virtualmente com representantes da Serede, para tratar de questões relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Entre os temas tratados estiveram: 1) Precaução e prevenção à COVID-19; 2) Abertura/emissão de CAT's; 3) Adoecimento ocupacional; e 4) Pendências da Secretaria de Saúde SINTTEL-RS com a SEREDE. Participaram ainda da reunião a Assistente Social da entidade, Arleide Baseggio e o assessor jurídico Dr. Délcio, do Escritório Projust.

O presidente do Sindicato, Gilnei Azambuja, iniciou destacando a importância da iniciativa da pasta e agradeceu a atenção imediata da empresa à solicitação de reunião para debater saúde e segurança no trabalho. Também informou a mudança de responsável pela pasta, que na nova gestão está a cargo do diretor Juan. Na sequência, tiveram inícios os debates sobre os temas propostas.

PRECAUÇÃO E PREVENÇÃO A COVID-19 – O Sindicato destacou o grau acentuado de exposição dos trabalhadores e suas consequências, atingindo a si e às suas famílias. Foram relatadas situações de não observância de distanciamento social, tanto no atendimento ao cliente, quanto nos deslocamentos e ainda nas hospedagens, principalmente quando da realização de atividades em locais mais distantes.

Neste ponto ficou acertado que o SINTTEL-RS comunicará à SEREDE os problemas identificados para que sejam tomadas providências de solução.

ABERTURA/EMISSÃO DE CAT’s – O Sindicato cobrou a descaracterização para emissão de CAT por parte da SEREDE, mais acentuadamente em se tratando de trabalhadores vítimas do COVID-19 (usando o CID-10), afastados do trabalho.  Destacou que a bancada patronal até reconhece as solicitações de CAT nestes casos, mas enfatizou a sua descaracterização, mantendo a sua negativa. O SINTTEL alertou à SEREDE em quais entidades e relatórios poderá ser denunciada a empresa, resultante em perdas impositivas e de prestígio empresarial, se continuar a se negar a emitir CAT's, oriundas de quaisquer situações.

ADOECIMENTO OCUPACIONAL – Sobre este tema o Sindicato questionou a empresa sobre a incidência de doenças ocupacionais e a Serede se dispôs a tratar do assunto em parceria com o SINTTEL.

PENDÊNCIAS DA SECRETARIA DE SAÚDE SINTTEL-RS COM A SEREDE - Por último e contando com o levantamento feito pela companheira Arleide, o Sindicato colocou no debate os casos pendentes de trabalhadores da Serede, para serem tratados de forma objetiva. Foram apresentados casos concretos de  trabalhadoras e trabalhadores "a descoberto" por parte do empregador e alertado sobre os prejuízos destas situações para os trabalhadores. Temas como PPP (que devem ser emitidos pela SEREDE, nas homologações) entre outros, integraram os debates.

No final ficou acertado que devem acontecer novas reuniões para dar continuidade e conhecer os encaminhamentos sobre os temas abordados.

Assessoria de Comunicação

06/10/2020 12:17:34

logo fitratelp 3 f01CUTA